Jornal Nuvem Negra – a imprensa negra do século XXI

No dia 01º de abril de 2015 um grupo de estudantes negr@s da PUC-Rio lançou o Coletivo Nuvem Negra (CNN), com objetivo de “posicionar-se politicamente dentro e fora da PUC-Rio, pautando demandas e abrindo diálogos sobre as questões pertinentes a comunidade negra no cenário brasileiro das instituições universitárias”, como afirma seus/suas integrantes.

Uma das principais motivações da criação do Coletivo se deu no lançamento do Projeto Memória Lélia Gonzalez – uma parceria da REDEH, FBB e PUC-Rio – que ocorreu em março de 2015, o qual contemplou uma das maiores referências intelectuais para os estudos de raça e gênero no Brasil, Lélia Gonzalez.

A PUC-Rio foi uma das organizações envolvidas neste evento, por ter sido a universidade na qual Lélia Gonzalez atuou durante 16 (dezesseis) anos, desde 1978 até 1994, ano de seu falecimento. Ministrou a disciplina de folclore brasileiro no Departamento de Letras e a disciplina de antropologia no Departamento de Sociologia e Política, atual Ciências Sociais, chegando à direção, mas faleceu pouco tempo depois de sua posse.

Segundo o CNN, “Uma das principais causas do Coletivo é a construção de um espaço de fortalecimento dos estudantes negros da PUC-Rio e a disseminação da produção e pesquisa de intelectuais negros – que sempre representaram uma importante ferramenta de luta e reflexão acerca de nossa identidade”.

Pautando-se nas escrevivências de Conceição Evaristo (escritora e intelectual negra), o CNN escolheu o campo da escrita como instrumento de resistência e militância política, recuperando a imprensa negra tão efervescente do século XIX e XX.

No último dia 14 de setembro de 2016, o CNN fundou o Jornal Nuvem Negra, cuja capa traz uma belíssima foto de Lélia Gonzalez, de autoria do fotógrafo Januário Garcia. E já nesta primeira edição, o grupo lançou uma campanha “Quant@s professor@s negr@s a PUC-Rio tem?”. Para saber mais: https://www.facebook.com/coletivonuvemnegra/?fref=ts