Um Rio de Mulheres

Um Rio de Mulheres – A Participação das Mulheres Fluminenses na História do Estado do Rio de Janeiro, de autoria de Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, foi publicado em 2003.

Com o objetivo de tirar da invisibilidade centenas de mulheres que, nas mais diversas áreas, deixaram sua marca, a REDEH – Rede de Desenvolvimento Humano, não só formou como disponibilizou um amplo acervo sobre a atuação feminina ao longo do 500 anos de Brasil. Um Rio de Mulheres é fruto dos desdobramentos do projeto Mulher 500 anos atrás dos Panos, na área editorial, que produzirá ainda mais 25 publicações, visando contemplar a história das mulheres em cada um dos estados brasileiros. O primeiro estado contemplado foi o Rio de Janeiro e o segundo Alagoas. Para o desenvolvimento do projeto nesses dois estados, contamos com o apoio da Fundação Avina e do Boticário que acreditaram na proposta e foram os primeiros a investir nessa ousadia.

A publicação Um Rio de Mulheres, está dividida em três grandes capítulos: Período Colonial, Período Regencial e Século XX. Traça um panorama histórico do Estado do Rio de Janeiro desde os primórdios da colonização, desta feita incluindo as mulheres. Não foi tarefa fácil, afinal, o Rio de Janeiro foi o principal cenário dos acontecimentos políticos, sociais e culturais por mais de dois séculos. São índias, negras e brancas que, intencionalmente ou não, ajudaram a preparar o terreno social para que tantas outras pudessem ter melhores condições depois.

Um Rio de Mulheres, tal como água, se espalha para além do livro e pretende entrar nas salas de aula. Para isso foi elaborado um encarte, com sugestões de atividades, para professoras/es e alunas/os, estimulando novas descobertas de referências femininas, ainda silenciadas pelo cotidiano. E tal como um rio, a publicação segue seu curso se renovando a cada momento. Sua distribuição foi dirigida especialmente aos professores, durante seminário de capacitação ocorrido nos dias 16 e 17 de abril de 2003, no Teatro SESI – FIRJAN.

Saiba mais…