Antecedentes do Projeto

O projeto Mulher, 500 Anos atrás dos Panos, coordenado por Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, foi lançado no dia 29 de julho de 1998, no Palácio do Itamaraty – RJ, data na qual teve início oficialmente os trabalhos da pesquisa referencial, base de todo o projeto.

Esse evento contou com a apresentação de um painel – “O Papel das mulheres na construção do Brasil nos últimos 500 anos”- onde participaram: Cristiane Lasmar (Antropóloga – Museu Nacional), Helena Teodoro (Doutora em Filosofia e Professora de Cultura Brasileira – UGF), Luciano Figueiredo (Historiador e Professor da UFF – autor dos livros O avesso da História e Barrocas Famílias, entre outos), Rosiska Darcy de Oliveira (Escritora, autora do livro Elogio da Diferença).

As/os mais de 700 convidadas/os, representantes dos vários segmentos da sociedade, assistiram, além do painel, a exibição do vídeo feito em parceria com a TVE Brasil para esta data.

O público presente recebeu o boletim “Mulher 500 – Resgate”, instrumento de divulgação do projeto, com tiragem de 5.000 exemplares, distribuídos em todo o Brasil.

Nesta mesma ocasião, em parceria com o CEMINA, foi deflagrada uma campanha nacional, que convidava a sociedade a participar deste compromisso de recontar a história.

A Coordenação do projeto se surpreendeu com a grande mobilização e o
desejo de participação expresso nos inúmeros telegramas, cartas e e-mails vindos de todos os cantos do país desde o lançamento.

Ao longo desses anos a equipe do projeto “Mulher, 500 Anos atrás dos Panos” pôde, com o auxílio de inúmeros/as colaboradores/as, levantar importantes fatos históricos e processos sociais relativos a mulheres que estão inéditos na historiografia oficial e até então fora do alcance do grande público.

Algumas matérias publicadas sobre o projeto entre 1998/2000

O Projeto Mulher – 500 anos Atrás dos Panos, nasceu com a proposta de resgatar e divulgar a participação das mulheres na formação e no desenvolvimento do Brasil. Este amplo projeto pretende dar visibilidade à atuação, ao saber, à fala e ao olhar feminino na história do país, através da realização de seus desdobramento nas áreas de eventos, audiovisual e editorial. É uma iniciativa que, desde 1997, celebra a parceria da REDEH (Rede de Desenvolvimento Humano) com a Arte Sem Fronteiras e cujo ponto de partida foi o apoio da Fundação Ford para uma vasta pesquisa. O compromisso é com a tentativa de recuperar a trajetória das brasileiras que, como muitas outras mundo afora, ainda estão escondidas atrás dos panos.

Você também pode participar deste trabalho. Se conhece alguma história de mulher que tenha ajudado a construir o Brasil e que ainda não tenha sido catalogada pelo Projeto, envie um email para pesquisa@mulher500.org.br . Antes acesse nossa base de dados e verifique se o nome que você sugere já não consta.