Gogó de Emas

Gogó de Emas – A participação das mulheres na história de Alagoas, de autoria de Schuma Schumaher…. traz à tona a valorosa e decisiva participação feminina das alagoanas que, rompendo com o “acanhamento”, não esconderam suas inquietações e inconformismos. Esta publicação faz parte do Projeto Mulher 500 anos atrás dos panos que a Redeh – Rede de Desenvolvimento Humano – vem desenvolvendo, com o propósito de contribuir para quebrar os silêncios seculares que mantiveram índias, brancas e negras esquecidas pela História oficial, o que, entre outras seqüelas, se reflete na literatura escolar.

Este projeto começou em 1997, com uma vasta pesquisa no Brasil e no exterior buscando, onde poucos haviam garimpado, informações sobre trajetórias femininas ocultas ou reservadas às entrelinhas da história. No ano 2000 a Redeh publicou o Dicionário Mulheres do Brasil, e, em 2003, Um Rio de Mulheres – A participação das fluminenses na história do estado do Rio de Janeiro. Gogó de Emas é o segundo número desta série, que abrangerá 26 publicações educativas destinadas a revelar a presença feminina em cada um dos estados brasileiros.

Enfrentar o desafio desta pesquisa até hoje singular só foi possível graças ao apoio da Fundação Avina, do Boticário, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e da Secretaria Especializada da Mulher do Governo do Estado de Alagoas, que acreditaram no ideal de contribuir para uma educação não discriminatória.

O grande desafio agora é assegurar que professoras e professores, alunas e alunos utilizem este material no ambiente escolar, abrindo espaço em sala de aula para o aprofundamento dos textos apresentados. Recomendamos que os conteúdos deste livro sejam correlacionados com as diferentes disciplinas.

Saiba mais…