Dicionário Mulheres do Brasil

Em outubro de 2000, após três anos de pesquisa, e graças ao apoio da Fundação Ford, concluímos o Dicionário Mulheres do Brasil, obra coletiva que foi organizado por Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, e publicada pela Jorge Zahar Editor (www.zahar.com.br). A pesquisa foi desenvolvida no Brasil e no exterior, em arquivos, bibliotecas públicas e particulares, através de entrevistas com diversas personalidades femininas e pessoas que vivenciaram ou conviveram com as mulheres que formam o corpo do dicionário. Vários critérios foram utilizados na seleção das mulheres verbetadass, sendo um dos mais importantes a “capacidade da personagem de representar a condição feminina típica em seu tempo e meio social”.

Vem sendo lançado nacionalmente em eventos promovidos por Conselhos e Organizações de mulheres de todas as regiões brasileiras. O livro aborda a trajetória das índias, brancas e negras, desde 1500 até 1975, que viveram em diferentes condições sociais e que por diversas maneiras contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento e formação do país. Através desses registros, criteriosamente elaborados, pretendemos fazer justiça e levantar criticamente parte dos panos que encobriram durante séculos as vozes, os olhares e os corpos femininos da nossa História. São 568 páginas com cerca de 850 verbetes entre biográficos e temáticos, que foram cuidadosamente ilustrados por mais de 270 imagens.

Este dicionário é uma obra aberta e viva; incompleta porque ainda faltaram muitas mulheres. Estão aqui pioneiras no que fizeram e outras tantas que, por alguma maneira, foram primordiais com seu jeito de inventar jeitos de fazer história. Que seja esta apenas a primeira edição. Outras se seguirão sempre aprimoradas com a inclusão de novas fontes, críticas e correções das leitoras e leitores.

Obtivemos os mais honrosos elogios pela nossa ousadia. Tanto a imprensa quanto os meios acadêmicos, consideraram este trabalho como uma importante fonte de referência produzida nos últimos tempos para o estudo e a compreensão da História do Brasil.