Mulheres Negras do Brasil – Equipe

Coordenação geral do projeto:
Schuma Schumaher [saiba mais]

Concepção de projeto original:
Érico Vital Brazil [saiba mais]

Coordenação editorial:
Érico Vital Brazil e Schuma Schumaher

Pesquisa histórica e iconográfica:
Érico Vital Brazil – Coordenação
Schuma Schumaher

Pesquisadoras:
Ana Cristina Pereira Lage; Ana Luiza Amaral; Clarisse Hoffman; Giovana Xavier; Monique de Araújo Oliveira; Nadja Nicolaevski; Rosa Esteves; Sandra Regina Ribeiro; Valéria Garcia.

Assistentes de pesquisa:
Ana Migotto; Cristiano Oliveira de Souza; Kelly Cristina Nascimento; Laudelino Constant; Urânia Rodrigueês.

Elaboração de textos:
Ana Cristina Lages; Antônia Quintão, Carlos Eugênio Marcondes de Moura; Denise Viola; Érico Vital Brazil; Flávio dos Santos Gomes; Giovana Xavier; Helena Teodoro; Joselina da Silva; Juliana Barreto Farias; Mariza Soares; Nilza Iraci; Raul lody; Rita Amaral; Schuma Schumaher; Sueli Carneiro.

Pesquisa – pesquisa Iconográfica:
Érico Vital Brazil, Nadja Nicolaevski, Monique de Araújo Oliveira e Sandra Ribeiro.

Design:
Bete Esteves e Ione Alves – Complexo D projetos gráficos

Capa:
Bete Esteves – Complexo D projetos gráficos

Tratamento de imagens:
Alexandre Piedade

Revisão de textos:
Ângela Ramalho Vianna; Ricardo Ferrão; Maria José de Sant’Anna

Revisão de legendas
Maria Auxiliadora S. Nogueira; Vânia Santiago

Equipe de apoio:
Elza Loures; Kátia Costa; Márcia Lemos; Maria da Guia Felix; , Marilúcia Silva; Tiago Costa.

Schuma Schumaher – Pedagoga, especialista em Orientação Educacional e Administração Escolar. Integra o Movimento Feminista desde 1978. Foi Secretária Executiva e Diretora de Articulação Política do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (1985-88). Fez parte da Comissão Coordenadora que mobilizou a participação das mulheres, em 1995, da IV Conferência Mundial sobre a Mulher. Atualmente é Coordenadora Executiva da Organização Não-Governamental Feminista Redeh – Rede de Desenvolvimento Humano; na qual é co-responsável pelos Projetos “Por uma educação não discriminatória” e “Mulher, 500 anos atrás dos panos”. É co-autora do Dicionário mulheres do Brasil, Abrealas, Um rio de mulheres e Gogó de Emas. Representa no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), a Articulação de Mulheres Brasileiras da qual faz parte desde a fundação. Foi integrante da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, do governo federal, em 2004; ano em que recebeu o prêmio de Mulher do Ano (Diploma Bertha Lutz) concedido pelo Senado Federal. Foi, em 2005, uma das 52 brasileiras indicadas ao Prêmio Nobel da Paz.

Érico Vital Brazil – Após uma formação multidisciplinar com estudos específicos nas áreas de simbolismo e religiões comparadas, se dedica às iniciativas socioculturais. Ocupa a direção de projetos da Casa de Vital Brazil e esteve durante 12 anos à frente da instituição de ensino Astroscientia. Desde 1997, é um dos coordenadores do projeto “Mulher 500 anos atrás dos panos”, que tem como objetivo resgatar e dar visibilidade à participação das mulheres na formação e no desenvolvimento do Brasil. Foi co-organizador do Dicionário mulheres do Brasil (Editora Jorge Zahar, 2000), e co-autor de Um rio de mulheres (Redeh, 2003).