Abrealas – O Feminismo Na Virada do Século XIX/XX

Nas águas de março da virada do século XXI, lançamos a publicação Abrealas, que em formato de revista conta um pouco do nascimento, cerca de cem anos antes, da chamada primeira onda do feminismo no Brasil.

Ela é a primeira de uma série de publicações do projeto Mulher 500 anos atrás dos panos, que a REDEH – Rede de Desenvolvimento Humano, através da coordenação de Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, tem colocado a disposição do público.

Com o apoio da UNIFEM e da Prefeitura de Natal, produzimos 56 páginas bem ilustradas, onde utilizamos uma linguagem jornalística para registrar os primeiros passos, os esforços, as lutas, iniciativas e conquistas das precursoras na reivindicação dos seus direitos como cidadãs. Educação básica, formação universitária e direito ao voto foram as principais motivações para aquelas brasileiras que se organizaram, publicaram e manifestaram persistentemente e de diferentes formas as suas insatisfações quanto as condições impostas às mulheres na sociedade da segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX. Traçamos um panorama geral, que através de algumas pílulas biográficas recheadas de curiosidades, pretendemos prestar a justa homenagem e mostrar o importante papel das primeiras protagonistas do movimento de mulheres brasileiro.

Saiba mais…