Raquel Trindade foi para o Orun

Raquel Trindade

(1937-2018)

Raquel Trindade nasceu em Recife, Pernambuco, aos oito anos se mudou para o Rio de Janeiro. Com 25 anos, bem jovem, chegou em Embu das Artes, onde trilhou sua carreira artística, tornando-se uma importante referência no âmbito das artes e da cultura afro-brasileira. Como seu pai, Solano Trindade, era uma apaixonada pelas artes em geral: folclorista, escritora, artista plástica, coreógrafa.

Foi responsável pela Fundação da Nação Kambinda de Maracatu e do Teatro Solano Trindade, uma homenagem ao seu pai. Raquel escreveu um livro ”Embu: de Aldeia de M’Boy a Terra das Artes”, publicado em 2004 e reeditado pela Noovha América Editora, em 2011. Nas artes plásticas, fez sua primeira exposição em 1966.

Por sua incansável luta pela valorização das diversas manifestações artísticas, Raquel recebeu a comenda da Ordem do Mérito Cultural, em 2012. Era uma ativista e a arte era sua grande bandeira de luta e resistência sociocultural.

Faleceu na madrugada de domingo dia 15 de abril de 2018, aos 81 anos, deixando três filhos, netos e um grande legado para as novas gerações de artistas e ativistas.

Autoria: Rede de Desenvolvimento Humano – REDEH.