25 de novembro – Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres

O dia 25 de novembro marca o início da campanha de 16 dias de ativismo contra a violência doméstica e se encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. 
Em 1960, duas irmãs dominicanas que eram ativistas e lutavam pela justiça social foram brutalmente assassinadas, depois de uma série de prisões e perseguições em seu país. No ano de 1999, a Organização das Nações Unidas – ONU – consagrou este dia como sendo um dia de luta e denúncia contra a violência doméstica. 
Em 2006, o governo federal aprovou a Lei 11.340, popularmente conhecida como Maria da Penha, que “cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher”. 
Somado a isso, as organizações feministas ao longo de todos estes anos de ativismo têm criado ações de enfrentamento a violência contra as mulheres, que segundo o Relatório Anual Socio Econômico da Mulher de 2013, atinge cerca de 13,5 milhões de mulheres.
No ano de 2011, a REDEH e o Instituto Magna Mater lançaram a campanha Quem Ama Abraça, veiculada na ocasião pela TV Globo, pelo rádio, cinemas, metrô e internet. Uma nova edição, no ano de 2013, com o título Quem Ama Abraça – fazendo escola trouxe um formato infanto-juvenil, com um clipe protagonizado por crianças e um material pedagógico, para distribuição nas instituições de ensino de todo o Brasil. 
Este ano, a campanha completa 04 anos e acredita que a transformação da sociedade está nas escolas e numa educação igualitária para todos/as. Para conhecer melhor este projeto e baixar os materiais pedagógicos, acesse: http://www.quemamaabraca.org.br/2013/
Para assistir ao clipe infantil é só acessar: https://www.youtube.com/watch?v=0WylV6Z1L1Y