Ruriko Nakamura (1961 – )

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: SP
  • Etnia: Amarela
  • Atividade: Campeã Paulista de Golfe

Descrição:

Ruriko Nakamura (1961)

Campeã paulista de golfe

Paulista e Nissei, Ruriko Nakamura, filha de japoneses, descobriu sua paixão pelo golfe aos 32 anos. No inicio, lembra, era difícil harmonizar torneios e treinos aos compromissos como comissária da Varig, sobretudo, as viagens internacionais.

Para Ruriko o golfe, paixão que compartilha com o marido, teve fundamental importância em sua vida, no período em que se submeteu ao tratamento de câncer da mama. “O esporte nos motiva a superar obstáculos”, diria tempos depois, sobre esse período de vida.

Apesar do avanço experimentado nos últimos anos, crianças e mulheres ainda são minoria no esporte. Comparando o golfe ao principal esporte nacional – o futebol, Ruriko diz que no primeiro, cada jogada é tão solitária e decisiva quanto a cobrança de um pênalti.

Vencedora de inúmeros torneios, no Brasil e no exterior – foi quatro vezes campeã paulista de golfe e campeã brasileira na modalidade matchplay, em 2013, Ruriko Nakamura tem, ainda, outra grande paixão: a culinária japonesa. Funciona em Sorocaba (SP) seu restaurante, o Izumi, onde os sushis e sashimis são preparados com a mesma qualidade e técnica que utiliza para marcar o hole-in-one , quando o golfista acerta o buraco de longe, com uma só tacada.