Mônica Leonardi (século XX)

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: Desconhecido
  • Etnia: Desconhecida
  • Atividade: Empresária

Descrição:

Mônica Leonardi, filha de italianos, foi sensibilizada pela possibilidade de trabalhar com café ao fazer uma viagem a terra natal de seus pais. Despertou o interesse em trazer para o Brasil o processo de qualificação e sofisticação dispensado ao café na Europa, especificamente na Itália. Fez curso de torrefação no exterior e começou a trabalhar com a entrega de grãos; esta iniciativa é o embrião do primeiro Café Terra Brasil.

A empresa Terra Brasil, graças a perspicácia de Monica conquistou o mercado e hoje possui cinco tipos de cafés, importa e dá assistência técnica a máquinas exclusivas, desenvolve blends para café expresso, possui estrutura equipada para a preservação dos mais refinados e melhores sabores e treina baristas (profissional especializado em cafés de alta qualidade, que também trabalha criando novos drinks baseados no café). A Café Terra Brasil é importadora e representante da Lá Spaziale de Bolonha, quinta potência mundial em máquinas de café expresso.

Mônica tem a preocupação em estar antenada com as novas tecnologias. Dispensa toda atenção na qualidade do café e na qualidade dos serviços, tornando-se referência na forma de atendimento aos clientes. É com a agregação destas potencialidades que consegue produzir um café expresso de alta qualidade.

Graduou-se em química. Esta qualificação, tendo em vista a natureza das atribuições dos profissionais desta área, tais como o trato com as substâncias da natureza, propriedades combinatórias, estudo de como os elementos se ligam e reagem entre si, influências dos compostos, os experimentos e sobretudo a precisão é uma das características dos experimentos químicos, contribuiu para lapidar seu espírito e potencializar sua sensibilidade no trato com o café e sobretudo com as pessoas, seja clientes ou funcionários.

Administra a empresa Café Terra Brasil a 20 anos. Este sucesso é graças a preocupação com o produto desde a seleção dos grãos, a torrefação, embalagem, escolha das máquinas utilizadas para o preparo do expresso, e no treinamento de pessoal especializado; que culminou em uma nova forma de tratamento e controle de qualidade. Portanto faz parte de um processo cuidadoso até o café expresso chegar ao consumidor final. Com toda esta engenhosidade a empreendedora paulista Mônica Leonardi tornou-se uma das empresárias mais respeitadas na área da manipulação e comercialização do café no Brasil.