Maria Josefa Barreto Pereira Pinto (? – 1837)

  • Volume 2
  • Século: XVIII
  • Estado: RS
  • Etnia: Branca
  • Atividade: Educadora, poetisa e primeira jornalista brasileira

Descrição:

MARIA JOSEFA BARRETO PEREIRA PINTO ( ??? – 1837)

Educadora, poetisa e primeira jornalista brasileira

Ser considerada a primeira jornalista brasileira é um título relativamente recente para Maria Josefa. Até que a pesquisa realizada – em documentos disponibilizados pelo Arquivo Público e pela Cúria Metropolitana de Porto Alegre -, e transformada em livro pelo historiador Roberto Rossi Jung, em 2004, o pioneirismo era creditado a baiana Violante Atalipa Ximenes Bivar e Velasco. Um dos registros encontrados por Jung indica que Josefa se casou por volta dos 14 anos, em 1800 e que por ocasião do falecimento de seus dois filhos, já havia sido abandonada pelo marido.
A história dessa monarquista pioneira fundadora do jornal Bellona , em 1833, e que já havia colaborado em outro jornal, A Idade do Ouro, universo então tipicamente masculino, tem início em Viamão (RS), ao ser abandonada pelos pais à porta da casa de uma das famílias da cidade, por quem foi adotada e educada.
Precursora também foi Maria Josefa, ao criar a primeira escola mista de Porto Alegre (RS), na década de 1830. Além de atender meninos e meninas em um mesmo estabelecimento, o que não era comum, ousava ainda, ao ensinar a essas últimas, latim, geografia e filosofia.
O Bellona circulou até sua morte, em 1837, ocasião em que a então província do Rio Grande do Sul declarou guerra ao Império brasileiro, no episódio que se tornou conhecido como Guerra dos Farrapos.