Lygia da Veiga Pereira (século XX)

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: RJ
  • Etnia: Branca
  • Atividade: Geneticista

Descrição:

Lygia Pereira nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Influenciada pelo avô, o editor José Olympio, ainda menina, interessou-se pela literatura, concorrendo a um concurso literário para escritores infanto-juvenis, chegando a ganhar o primeiro prêmio. Quando cursava o ensino médio viu-se mobilizada pela biologia, porém somente na graduação resolveu seguir a carreira de bióloga.

Em 1988 conclui o bacharelado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, dois anos depois, o mestrado em Ciências Biológicas (biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e, em 1994, o phd em genética molecular pelo Mount Sinai Medical Center de Nova York.

Atualmente é professora do departamento de biociência da USP. Seus projetos de pesquisas são na área de manipulação de genoma, análise molecular de doenças, pesquisas com células tronco embrionárias, etc.. Lygia é considerada uma das maiores especialistas do Brasil em células tronco. No início de 2009 ganhou o prêmio de jornalismo Faz a Diferença, do jornal o Globo – por ter se destacado no ano anterior no grupo que desenvolveu a primeira linhagem 100% nacional de células embrionárias humanas.

A pesquisa genética é uma das fortes marcas do século XX, e desponta como objeto de interesse dos países desenvolvidos assim como aqueles em processo de desenvolvimento. Este despertar do Brasil para ciência, deve-se a dedicação de alguns cientistas brasileiros, sua perseverança e insistência no trabalho em prol de um avanço maior neste setor. Neste sentido podemos citar o espetacular trabalho da geneticista Lygia Pereira, pois foi sob sua coordenação, que pela primeira vez no Brasil, foi possível remover células tronco de um embrião e desenvolver a técnica de fazer com que elas se multiplicassem in vitro.

Para além da grande importância de Lygia para efetivação de pesquisas de relevância para o mundo da ciência, a biocientista também fez com que determinados temas, que viviam enclausurados em laboratórios de especialistas, se tornasse interessante e palatável para o grande público. Além de participar de programas de TV e diversos chats também escreveu dois livros de divulgação científica: Sequenciaram o Genoma Humano… E Agora? e Clonagem: da Ovelha Dollly às Células-Tronco.

Graças a relevância do assunto, mas sobretudo ao trabalho de profissionais com Lygia Pereira, a genética está nos debates populares, pautou as discussões sobre ética e ciência, assim como seus desdobramentos sociais. Lygia, sobretudo, contribui para despertar o olhar de uma juventude interessada em ciência, em biociência e o anseio de trabalhar nessa área. O Brasil hoje é vanguarda, graças a iniciativa de especialista como Lygia que não mediu esforços e dedicação.