Homenagem a Drª Edialeda Salgado do Nascimento – 1ª Mulher negra a assumir uma Secretaria de Estado no Brasil

Edialeda Salgado do Nascimento ( – 2010)
Médica e Ativista do Movimento Negro

Edialeda nasceu no Rio de Janeiro. Filha de Ary Salgado e Augusta do Nascimento. Graduou-se em medicina pela Universidade de Valença (RJ). Médica, ginecologista foi primeira mulher negra a assumir uma Secretaria de Estado no Brasil.

A década de 1980, período de transformações nos rumos políticos do Brasil, com o fim da ditadura e das lutas em prol da democracia contou intensa participação popular e o surgimento de novos sujeitos políticos e organizações sociais de expressividade. Neste período surgiram os primeiros órgãos estaduais em defesa dos direitos das mulheres e dos negros.

É neste contexto que o nome de Edialeda toma visibilidade, muito embora sua luta em prol dos direitos das mulheres negras tenha sido de décadas anteriores e sua participação em governos remonta a experiência ao integrar o gabinete civil do Presidente João Goulart entre os anos de 1961 a1964. É na efervescência dos anos 80 que a Doutora Edialeda desponta enquanto referência para as mulheres negras brasileiras. Uma das fundadoras do PDT (Partido Democrático Trabalhista), foi convidada, em 1983, pelo então governador Leonel Brizola, a assumir a Secretaria de Estado da Promoção Social, função até então jamais ocupada por uma mulher negra. Teve participação de destaque também na criação do Centro de Memória Afro-Brasileira do Rio de Janeiro, em que foi presidente.

A Doutora Edialeda do Nascimento foi figura determinante no movimento de conquistas das mulheres negras em diferentes espaços políticos e institucionais. Foi organizadora e conferencista do I Congresso de Mulheres Negras das Américas, realizado em 1984, no Equador. Participou como conferencista de dezenas de congressos realizados na América Latina, Estados Unidos e Europa sobre a questão do negro e da mulher.

No ano de 2005 recebeu do então governador do Estado de Alagoas Ronaldo Lessa a Ordem do Mérito dos Palmares. Vitimada por um infarto a Edialeda Salgado do Nascimento, faleceu no dia 30 de janeiro de 2010. O Movimento de mulheres perde uma valiosíssima integrante e uma incansável batalhadora.