Chica Barbosa (1910 – )

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: PB
  • Etnia: Negra
  • Atividade: Repentista Negra

Descrição:

CHICA BARBOSA

Repentista Negra

FRANCISCA MARIA DA CONCEIÇÃO – Nasceu na Paraíba nos meados de 1910. Genial repentista negra, desafiou um homem branco, fazendeiro, Manuel Martins de Oliveira (Neco), também conhecido repentista, para um duelo na Fazenda São Gonçalo.
Para humilhar sua rival, Neco começou a rodada com o seguinte verso: "Eu agora estou ciente que negro não é cristão/Pois a alma dessa gente sai debaixo do chão/E lá na mansão celeste, não entra quem é ladrão".
Chica rebateu com elegância, respondendo que a diferença não estava na cor "se quiser Nosso Senhor, vai o branco pra cozinha, e o preto pro andor".
Ao anoitecer os presentes exigiam mais calor nos desafios e, por ser bastante habilidosa Chica ganhava o duelo, quando irritado, o coronel sacou uma arma, tentando atingir Chica, sem porém consegui-lo. Quando se acalmaram os ânimos, Chica voltou ao local do duelo, despedindo-se do coronel com os seguintes versos: "Nesta nossa cantoria, estremeceram-se os céus/até os mortos ouviram, no fundo dos mausoléus/com uma bala acabou, a raça dos fariseus/colega Neco Martins, aceite meu triste adeus".
Poucos dados existem sobre essa mulher, bastante popular entre os cantadores que mostrou com sua simplicidade que a arte sobrevive apesar da discriminação racial, social e do machismo e passa para nós que a arte é a mania de fazer arte.

Fonte: Cartilha “Mulher Negra tem História” Alzira Rufino, Nilza Iraci, Maria Rosa, 1987.