Arminda Villa-Lobos (1912 – 1985)

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: Desconhecido
  • Etnia: Branca
  • Atividade: Musicista, fundadora do Museu Villa-Lobos e criadora do Festival Villa-Lobos.

Descrição:

Arminda Neves de Almeida, violinista formada pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, conhecia e era apaixonada por Villa-Lobos desde 1932, ocasião em que foi aluna no curso de Pedagogia da Música e Canto Orfeônico, do qual ele era diretor e, posteriormente, sua assistente, no projeto didático de canto orfeônico, por ele coordenado e implantado nas escolas públicas do então Distrito Federal.
Entretanto, foi apenas em 1936 – quando durante participação em um evento musical na Europa, o maestro, por carta, rompe definitivamente o casamento com a esposa, a pianista Lucília Guimarães – que Arminda assume o relacionamento e passa a viver com Villa-Lobos.
Mindinha, como era carinhosamente tratada, foi homenageada em várias das composições do companheiro e um ano após sua perda (1959), dedicou-se à preservação de sua obra. Até falecer dirigiu o Museu Villa-Lobos, por ela fundado em 1960 e instalado em um dos andares do prédio do Ministério da Educação e Cultura, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Foi responsável também, pela coordenação do Festival Villa-Lobos, que reúne diferentes concertistas e sempre ocorreu em espaços cedidos pelo Teatro Municipal e Sala Cecília Meireles. Em 1986, o Museu transferiu-se para o bairro de Botafogo e, em 2002, em sua 40ª edição, sediou pela primeira vez o Festival.