Acervo Memórias Negras e das Urnas

Depois de muitos diálogos e negociações, a Rede de Desenvolvimento Humano, com o apoio da Fundação Banco do Brasil e do Instituto Equit, está com o Acervo Memórias Negras e das Urnas estruturado, devidamente armazenado e digitalizado.

Este projeto faz parte do Programa Mulher 500 Anos Atrás Panos, da Rede de Desenvolvimento Humano, que tem como objetivo visibilizar a participação das mulheres na construção sociocultural e política do Brasil.  

Desde março de 2013, uma equipe composta por pesquisadoras (es), professoras (es), estagiárias da área de arquivologia, arquivistas formados e técnicos trabalhou com afinco para realização deste projeto. 

Acervo  Memórias Negras e das Urnas contempla quatro acervos: Acervo Lélia Gonzalez, Acervo Mulheres Negras do Brasil, Acervo Herdeiras das Sufragistas e Acervo Mulheres do Brasil. 

Para divulgação do Acervo  Memórias Negras e das Urnas foram realizadas quatro oficinas. A primeira no município de São João de Meriti/RJ, a segunda em Niterói/RJ, a terceira em Vassouras, na região do Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, e a última em Três Rios/RJ.