As Gatas (Fundado em 1968)

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: Desconhecido
  • Etnia: Negra
  • Atividade: Grupo vocal de mulheres negras

Descrição:

Grupo vocal criado em 1968 pela vocalista Dinorah, que neste período já participava de corais consagrados. A formação inicial do grupo teve origem no conjunto vocal Os Rouxinóis, que participou do show de Carlos Machado em uma homenagem a Lamartine Babo, intitulado O teu cabelo não nega. Nessa época o grupo era composto por Dinorah, Zenilda e Eurídice. Posteriormente com o afastamento de Eurídice, por problemas de saúde, a composição do grupo sofreu diversas mudanças, tendo em sua formação, em momentos distintos, Marlene, Nilza, Noemi, Francinete e Zélia, porém mantendo sempre a mesma qualidade vocal. No início de sua constituição o grupo vocal participou de um concurso de músicas para o carnaval, na extinta TV Tupi, com a marcha Bloco de sujo, saindo vencedor. Fato este que aconteceria regularmente.

Grupo talentosíssimo participou e foi vencedor, como melhor intérprete, de vários festivais de música. A partir de 1969 participaram de gravações de discos como "backing vocals" de diversos artistas de renome, dentre eles Dalva de Oliveira, Emílio Santiago, Dorival Cayme, Ney Lopes, Jorge Aragão, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Alceu Valença, Nat King Cole, Paul Simon, uma constelação de estrelas da mais alta grandeza. Participaram de todos os discos de samba-enredo de 1967 até o ano de 2005. Na década de 1990 participou da trilha sonora do filme de Caca Diegues, Orfeu. Neste período o grupo recebe uma nova vocalista, Nara, filha de Dinorah.

Plural, o grupo passou por diversas etapas da música brasileira. Consagrando uma carreira com mais de 40 anos, além dos discos solo teve presença em gravações de diversos artistas. Transita em todas as modalidades da música brasileira, enriquecendo a qualidade musical de diversos cantores em suas variadas manifestações.