Talitha do Carmo Tudor ( 1913 – ? )

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: RJ
  • Etnia: Negra
  • Atividade: Médica, pioneira na área da medicina do trabalho

Descrição:

Nascida no Rio de Janeiro, formou-se em medicina na Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1937, uma época em que, se a presença feminina era rara, mais ainda a que se relacionava a mulher negra, como Thalita.

Pioneira, participou dos primeiros cursos de medicina do trabalho oferecido no Brasil – Medicina e Trabalho nas Indústrias de Guerra (1943) e Toxicologia e Higiene Industrial (1946), e assinou a Ata de fundação da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho, em 1944. Vários foram, ao longo da vida, os cursos de aperfeiçoamento que realizou também no exterior. Talitha comungava dos ensinamentos de Bernardino Rammazzini, médico italiano, considerado o fundador da Medicina do Trabalho, quando em pleno século XVII defendia que o estudo e a prevenção de enfermidades dos trabalhadores(as) era uma prática eminentemente social.

Dentre os cargos que ocupou durante sua trajetória profissional, na prefeitura do antigo Distrito Federal e no Ministério do Trabalho, destaca-se aquele em que respondeu pela Sessão “Assistência ao Trabalho da Mulher”. Aposentou-se aos 68 anos, em 1981.

Inúmeras homenagens lhe foram concedidas, como reconhecimento em sua luta por condições dignas de trabalho e defesa dos direitos femininos: Medalha ao Mérito Perfeccionista( 1996); Mulher Médica (1995); Medalha de Mérito ao Trabalho e Medalha do Congresso de Saúde do Adolescente(1991). Talitha destaca-se ainda, como a única mulher, até o final do século XX, a haver recebido o Diploma da Associação de Amigos do Rammazzini, que reúne apenas doze membros em todo o mundo.