Núbia Lafayette (1937 – 2007)

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: RS
  • Etnia: Branca
  • Atividade: Cantora

Descrição:

Idenilde Araújo Alves da Costa despontou no mundo artístico com o nome de Núbia Lafayette. Nasceu em 21 de janeiro de 1937 em Açu, Rio Grande do Sul. Mudou-se com a família aos três anos de idade para o Rio de Janeiro. Talento precoce, apresentava-se desde os 8 anos de idade em programas infantis.

Durante duas décadas (1930 a 1950) o Brasil viveu o auge dos programas de rádio, especialmente os de auditórios. A cena musical era coroada por cantoras brilhantes como Dolores Duran, Maysa, Elizeth Cardoso, dentre outras. Essas cantoras influenciaram a jovem Idenilde, principalmente Dalva de Oliveira com suas canções melancólicas, sofridas e intensas. É neste contexto efervescente da música popular brasileira que Idenilde Araújo inicia sua carreira artística com o nome de Nilde Araújo, no período em que trabalhava como vendedora das Lojas Pernambucanas, do Rio de Janeiro. Foi despertada a participar do programa de calouros A voz de ouro na TV Tupi. Um dos jurados era Jordão Magalhães, proprietário da boate Cave, que se encantou com a voz de Nilde e a convidou para se apresentar na casa noturna por ele comandada. Lá conheceu o compositor Adelino Moreira, que com Nelson Gonçalves a levou para gravadora RCA..

O auge de sua fama foi na década de 1960. Seu maior sucesso foi a música Devolvi de Adelino Moreira. Consolidou sua carreira com obras como Solidão e Prece a lua. Músicas densas, apaixonadas que têm por característica principal falar de amores desfeitos e o sofrimento das paixões não correspondidas. É dessa época a adoção no nome artístico de Núbia Lafayette com o qual foi consagrada com o título de “A voz sentimental do Brasil” e considerada uma das maiores cantoras romântica de todos os tempos.

Sua última apresentação foi dia 09 de maio de 2007, em Recife no 13º Festival Nacional da Seresta no Marco Zero, na chamada Noite do Bolero, ao lado de Lana Bittencourt, Waldick Soriano, Trio Yrakitan, Agnaldo Timóteo, dentre outros cantores românticos. Um mês depois, foi internada no Hospital das Clínicas de Niterói devido a um acidente vascular cerebral hemorrágico, falecendo a 18 de junho de 2007.