Luzia de Freitas Caracciolo (1914 – 2005)

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: RJ
  • Etnia: Branca
  • Atividade: Alpinista e nadadora

Descrição:

Nasceu no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro em 1914. Tomou gosto por trilhas e escaladas, ainda muito jovem.
Em uma época em que o montanhismo era um universo do sexo masculino, Luzia, causou escândalo, no ano de 1933, ao ser a primeira mulher a escalar e chegar ao topo do Dedo de Deus – montanha de 1.672 metros de altura, que fica na divisa do Rio de Janeiro e Teresópolis. Rompeu fronteiras na década de 1930 e continuou rompendo depois de atingir a terceira idade, sedimentando imagem positiva quanto a existência de uma vida adulta saudável.
É significativa a contribuição de Dona Luiza, como era carinhosamente chamada, para uma nova visão do conceito de “velhice” no Brasil. Contribuindo para um movimento de transformações quanto ao perfil do idoso na atualidade.
Possuía uma frase peculiar que exemplificava sua personalidade ativa: “A vida sem movimento não tem sentido”. Participou de eventos esportivos criados para a terceira idade. No início da década de 1990 passou a dedicar-se a natação, esporte no qual bateu recordes na categoria Máster. Em junho de 2004, Dona Luiza ganhou 5 medalhas de ouro no X Campeonato Mundial de Natação Masters, em Riccione, San Marino, Itália.
Luzia de Freitas Caracciolo contrariou o estereótipo da velhice como um estágio da vida inoperante, impotente e as vezes doentio. Cultivava um envelhecimento saudável com práticas esportivas, viagens e comportamento positivo durante sua trajetória, assim dizia ela: “Fiz o que eu queria. Prestei atenção na vida e estou sendo recompensada”.
Faleceu no dia 27 de setembro de 2005 aos 91 anos de idade.