Lena Frias (1944 – 2004)

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: Desconhecido
  • Etnia: Parda
  • Atividade: Jornalista

Descrição:

Marlene Ferreira Frias, mas conhecida por Lena Frias, nasceu em 1944. Exímea pesquisadora da Música Popular Brasileira, era considerada, uma das mais importantes jornalistas de música e cultura brasileira. Ligada ao samba e choro, mas, sobretudo a cultura brasileira em geral. Seus trabalhos primavam pela pesquisa e a importância do tema para sociedade. Seus artigos evidenciavam um saber que percorria o Brasil de ponta-a-ponta. Versava sobre o cantador Azulão da Feira de São Cristóvão e Ariano Suassuna, assim como, superstições e lendas ou sobre as raízes pré-ibéricas do boi amazônico. Considerava a cultura Brasileira um valor de identidade. Dedicava-se a tudo que pudesse revelar as matrizes desta identidade.
Trabalhando no Jornal do Brasil, foi autora nos anos de 1970, de reportagens de grande profundidade e de alto teor investigativo sobre a Cidade de Deus (comunidade na Zona Oeste do Rio de Janeiro), sobre o fenômeno do Black-Rio (black-musica criada no Rio de Janeiro na década de 1970; formada pela mistura do funk, soul amaricano, samba e jazz), dentre diversas outras pérolas do jornalismo no período.
Fez parte do Conselho de Carnaval da Cidade do Rio de Janeiro, assumindo no ano de 1999 uma das cadeiras do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Era divulgadora e entusiasta de artistas populares como Clementina de Jesus, Candeias, dentre diversos outros. Com Hermínio Bello de Carvalho e Nei Lopes escreveu o livro Mãe Quelé, livro sobre Clementina de Jesus. Seu último trabalho foi escrever o release sobre o cd de dona Ivone Lara, lançado em 2004. Era profunda conhecedora do samba. Militante incansável da cultura afro-brasileira levava este conhecimento ao público através de um texto refinado e recheado de cadência.
Faleceu de câncer de mama a 12 de maio de 2004.