Guiomar Nunes (1692 – 1731)

  • Volume 2
  • Século: XVII
  • Estado: PE
  • Etnia: Branca
  • Atividade: Cristã-Nova brasileira vítima da Inquisição

Descrição:

Guiomar Nunes (1692 – 1731)

Cristã-nova brasileira vítima da Inquisição

Guiomar Nunes foi uma das mulheres condenadas à morte pelo Tribunal da Santa Inquisição. Além dela, cerca de outros vinte e oito brasileiros(as) encontraram o mesmo fim.

Pernambucana, morava no Engenho de Santo André, no Estado da Paraíba. Filha de um mestre de açúcar era casada com Francisco Pereira, fabricante de latas, com quem tinha oito filhos.

Guiomar foi presa em 1729, aos 37 anos, ainda em Pernambuco e conduzida a Lisboa. No Brasil, de acordo com registros históricos, nunca houve uma fogueira. O Tribunal instalado na cidade pernambucana de Olinda, único no Brasil, servia ao julgamento de casos considerados de menor gravidade.

Em 1731, após o auto-de-fé organizado para julgar o seu caso, acusação de prática de judaísmo, recebeu a pena máxima sendo queimada em praça pública. As outras penas aplicadas, a crimes como sodomia, bigamia, libertinagem, feitiçaria e leitura de livros não autorizados pelo Santo Ofício, dentre outros além do confisco dos bens, eram o cárcere perpétuo e o degredo. Na melhor das hipóteses ficava o condenado apenas impedido de assumir cargo público.