Carmen Monarcha (1979 – )

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: PA
  • Etnia: Branca
  • Atividade: Cantora lírica

Descrição:

Nasceu a 27 de agosto de 1979 em Belém do Pará. Ainda criança veio com a família para o Rio de Janeiro, onde passou a infância e aos 14 anos de idade, em 1995, mudou-se para São Paulo.

Foi criada em um núcleo de artistas, recebendo influência familiar pelo gosto e dedicação as artes. Mãe cantora e pai escritor. Com a mãe Marina Monarcha, aprendeu o amor a música e com o pai a literatura. Segundo ela com a música clássica conseguiu combinar música e literatura, transformando suas performances num misto de teatro e música, sensibilizando multidões.

Muito jovem aprendeu a tocar piano e violino. Tinha o objetivo de se tornar violoncelista de concerto, no entanto, em 1996 começou a estudar canto e aperfeiçoamento de voz com sua mãe, mestre no assunto. Seu talento e presença de palco a consagraram como uma das cantoras líricas brasileiras mais aclamadas da atualidade. A soprano Carmen Monarcha desperta as emoções em quem a ouve, atraindo multidões a seus concertos, além dos que a assistem quando suas apresentações são transmitidas ao vivo para toda Europa.

Em 2000, por meio de bolsa Vitae, estudou canto no Conservatorium Hogeschool Maastricht na Holanda; formando-se em Solo Singing Performance. De 2002 a 2005 assinou contrato de exclusividade como solista da Orquestra Johann Strauss, com quem realizou turnês na Europa e Estados Unidos.

Ganhou vários prêmios dentre eles o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, competição anual, internacionalmente conhecida realizada no Brasil.

Embora pouca gente tenha ouvido falar de Carmen no Brasil ela tem em seu currículo apresentações memoráveis com audiências de até 25.000 pessoas, em lugares como Walbühne em Berlim, International Fórum Hall em Tóquio, Bercy em Paris, Forest National em Bruxelas, Fox Theater em Saint Louis e Detroit, Skydom em Toronto/ e Bell Center em Montreal, dentre outros.

Carmem é elogiadíssima pelas performances em O mio babbino caro de Giacomo Puccini e “Habanera de Carmen”. Tem participação em diversos álbuns do maestro André Rieu, considerado um dos regentes mais talentosos das últimas décadas. O maestro coloca a música clássica figurando entre artistas pop’s da atualidade. E foi este maestro que arrebatado pelo talento da jovem cantora convido-a para solista na sua orquestra.

Carmen Monarcha figura entre as maiores cantoras líricas internacionais e brasileiras. Quando se fala em música clássica, remete-se logo para Europa com a Itália aparecendo como nossa primeira lembrança. Porém com alguns nomes nacionais de cantoras líricas talentosas, como a da soprano Adélia Issa, uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras e considerada uma das maiores intérpretes brasileiras de Mozart; Celina Imbert, uma das maiores sopranos brasileiras de todos os tempos e Carmen Monarcha o Brasil começa a despontar neste universo com nomes de grande peso e está paulatinamente conquistando lugar de prestígio no universo da música clássica. Deve-se destacar neste novo cenário a importância e incentivo de algumas iniciativas como a criação dos prêmios Bidu Sayão e Carlos Gomes que alavancou algumas das maiores vozes da atualidade.

Carmen e uma das artistas que representa o Brasil mundo a fora. Encantadora, simpática, voz forte que conduz a elevação de espírito e sensibilidade mais recôndita.