Alice Editha Klausz (1928 – )

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: RS
  • Etnia: Branca
  • Atividade: Aeromoça

Descrição:

Alice Editha Klausz (1928 – )

Aeromoça

Alice Editha Klausz, gaúcha de Porto Alegre formou-se, no primeiro grupo de aeromoças da Varig, aos 26 anos, em 1954. Graduada em Direito e Biblioteconomia, reside no Rio de Janeiro desde 1967.

Em 35 anos de atuação no ar, inaugurou vários vôos da companhia, inclusive aquele que ligava sua terra natal a Nova Iorque, atuou como chefe de cabine, diretora da Escola de Comissários, tendo sido responsável pela formação de mais de quatro mil comissários e atendeu a diferentes presidentes, como Juscelino Kubistchek, João Goulart, Costa e Silva e Lula.

Aposentada em 1989, mas não parada, Tia Alice, como é carinhosamente tratada, como aeromoça voluntária, integra há quase 20 anos a equipe do Programa Antártico Brasileiro, em seu deslocamento para a estação Comandante Ferraz, na Antártida.

Atualmente, aos noventa anos, vive apenas da aposentadoria paga pelo INSS, pois a complementação a que teria direito, através do Instituto Aerus de Seguridade Social, para o qual descontou vários anos, foi-se por água abaixo após a falência da Varig. Alice recebeu em 2008, o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, concedido pelo Senado Federal.