Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
publicações

MULHERES NEGRAS DO BRASIL

Equipe

Coordenação geral do projeto:
Schuma Schumaher [saiba mais]

Concepção de projeto original:
Érico Vital Brazil [saiba mais]

Coordenação editorial:
Érico Vital Brazil e Schuma Schumaher

Pesquisa histórica e iconográfica:
Érico Vital Brazil - Coordenação
Schuma Schumaher

Pesquisadoras:
Ana Cristina Pereira Lage; Ana Luiza Amaral; Clarisse Hoffman; Giovana Xavier; Monique de Araújo Oliveira; Nadja Nicolaevski; Rosa Esteves; Sandra Regina Ribeiro; Valéria Garcia.

Assistentes de pesquisa:
Ana Migotto; Cristiano Oliveira de Souza; Kelly Cristina Nascimento; Laudelino Constant; Urânia Rodrigueês.

Elaboração de textos:
Ana Cristina Lages; Antônia Quintão, Carlos Eugênio Marcondes de Moura; Denise Viola; Érico Vital Brazil; Flávio dos Santos Gomes; Giovana Xavier; Helena Teodoro; Joselina da Silva; Juliana Barreto Farias; Mariza Soares; Nilza Iraci; Raul lody; Rita Amaral; Schuma Schumaher; Sueli Carneiro.

Pesquisa - pesquisa Iconográfica:
Érico Vital Brazil, Nadja Nicolaevski, Monique de Araújo Oliveira e Sandra Ribeiro.

Design:
Bete Esteves e Ione Alves – Complexo D projetos gráficos

Capa:
Bete Esteves - Complexo D projetos gráficos

Tratamento de imagens:
Alexandre Piedade

Revisão de textos:
Ângela Ramalho Vianna; Ricardo Ferrão; Maria José de Sant’Anna

Revisão de legendas
Maria Auxiliadora S. Nogueira; Vânia Santiago

Equipe de apoio:
Elza Loures; Kátia Costa; Márcia Lemos; Maria da Guia Felix; , Marilúcia Silva; Tiago Costa.



Schuma Schumaher – Pedagoga, especialista em Orientação Educacional e Administração Escolar. Integra o Movimento Feminista desde 1978. Foi Secretária Executiva e Diretora de Articulação Política do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (1985-88). Fez parte da Comissão Coordenadora que mobilizou a participação das mulheres, em 1995, da IV Conferência Mundial sobre a Mulher. Atualmente é Coordenadora Executiva da Organização Não-Governamental Feminista Redeh – Rede de Desenvolvimento Humano; na qual é co-responsável pelos Projetos “Por uma educação não discriminatória” e “Mulher, 500 anos atrás dos panos”. É co-autora do Dicionário mulheres do Brasil, Abrealas, Um rio de mulheres e Gogó de Emas. Representa no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), a Articulação de Mulheres Brasileiras da qual faz parte desde a fundação. Foi integrante da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, do governo federal, em 2004; ano em que recebeu o prêmio de Mulher do Ano (Diploma Bertha Lutz) concedido pelo Senado Federal. Foi, em 2005, uma das 52 brasileiras indicadas ao Prêmio Nobel da Paz.


Érico Vital Brazil – Após uma formação multidisciplinar com estudos específicos nas áreas de simbolismo e religiões comparadas, se dedica às iniciativas socioculturais. Ocupa a direção de projetos da Casa de Vital Brazil e esteve durante 12 anos à frente da instituição de ensino Astroscientia. Desde 1997, é um dos coordenadores do projeto “Mulher 500 anos atrás dos panos”, que tem como objetivo resgatar e dar visibilidade à participação das mulheres na formação e no desenvolvimento do Brasil. Foi co-organizador do Dicionário mulheres do Brasil (Editora Jorge Zahar, 2000), e co-autor de Um rio de mulheres (Redeh, 2003).

REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.