Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
publicações

GOGÓ DE EMAS

Gogó de Emas – A participação das mulheres na história de Alagoas, de autoria de Schuma Schumaher.... traz à tona a valorosa e decisiva participação feminina das alagoanas que, rompendo com o “acanhamento”, não esconderam suas inquietações e inconformismos. Esta publicação faz parte do Projeto Mulher 500 anos atrás dos panos que a Redeh – Rede de Desenvolvimento Humano - vem desenvolvendo, com o propósito de contribuir para quebrar os silêncios seculares que mantiveram índias, brancas e negras esquecidas pela História oficial, o que, entre outras seqüelas, se reflete na literatura escolar.

Este projeto começou em 1997, com uma vasta pesquisa no Brasil e no exterior buscando, onde poucos haviam garimpado, informações sobre trajetórias femininas ocultas ou reservadas às entrelinhas da história. No ano 2000 a Redeh publicou o Dicionário Mulheres do Brasil, e, em 2003, Um Rio de Mulheres – A participação das fluminenses na história do estado do Rio de Janeiro. Gogó de Emas é o segundo número desta série, que abrangerá 26 publicações educativas destinadas a revelar a presença feminina em cada um dos estados brasileiros.

Enfrentar o desafio desta pesquisa até hoje singular só foi possível graças ao apoio da Fundação Avina, do Boticário, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e da Secretaria Especializada da Mulher do Governo do Estado de Alagoas, que acreditaram no ideal de contribuir para uma educação não discriminatória.

O grande desafio agora é assegurar que professoras e professores, alunas e alunos utilizem este material no ambiente escolar, abrindo espaço em sala de aula para o aprofundamento dos textos apresentados. Recomendamos que os conteúdos deste livro sejam correlacionados com as diferentes disciplinas.

Saiba mais ...
REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.