Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
mulher 500

ANTECEDENTES DO PROJETO

O projeto Mulher, 500 Anos atrás dos Panos, coordenado por Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, foi lançado no dia 29 de julho de 1998, no Palácio do Itamaraty - RJ, data na qual teve início oficialmente os trabalhos da pesquisa referencial, base de todo o projeto.

Esse evento contou com a apresentação de um painel – “O Papel das mulheres na construção do Brasil nos últimos 500 anos"- onde participaram: Cristiane Lasmar (Antropóloga - Museu Nacional), Helena Teodoro (Doutora em Filosofia e Professora de Cultura Brasileira - UGF), Luciano Figueiredo (Historiador e Professor da UFF - autor dos livros O avesso da História e Barrocas Famílias, entre outos), Rosiska Darcy de Oliveira (Escritora, autora do livro Elogio da Diferença).

Os mais de 700 convidados, representantes dos vários segmentos da sociedade, assistiram, além do painel, a exibição do vídeo feito em parceria com a TVE Brasil para esta data.

O público presente recebeu o boletim "Mulher 500 - Resgate", instrumento de divulgação do projeto, com tiragem de 5.000 exemplares, distribuídos em todo o Brasil.

Nesta mesma ocasião, em parceria com o CEMINA, foi deflagrada uma campanha nacional, que convidava a sociedade a participar deste compromisso de recontar a história.

A Coordenação do projeto se surpreendeu com a grande mobilização e o
desejo de participação expresso nos inúmeros telegramas, cartas e e-mails vindos de todos os cantos do país desde o lançamento.

Ao longo desses anos a equipe do projeto "Mulher, 500 Anos atrás dos Panos" pôde, com o auxílio de inúmeros colaboradores, levantar importantes fatos históricos e processos sociais relativos a mulheres que estão inéditos na historiografia oficial e até então fora do alcance do grande público.

Algumas matérias publicadas sobre o projeto entre 1998/2000

O Projeto Mulher - 500 anos Atrás dos Panos, nasceu com a proposta de resgatar e divulgar a participação das mulheres na formação e no desenvolvimento do Brasil. Este amplo projeto pretende dar visibilidade à atuação, ao saber, à fala e ao olhar feminino na história do país, através da realização de seus desdobramento nas áreas de eventos, audiovisual e editorial. É uma iniciativa que, desde 1997, celebra a parceria da REDEH (Rede de Desenvolvimento Humano) com a Arte Sem Fronteiras e cujo ponto de partida foi o apoio da Fundação Ford para uma vasta pesquisa. O compromisso é com a tentativa de recuperar a trajetória das brasileiras que, como muitas outras mundo afora, ainda estão escondidas atrás dos panos.

Você também pode participar deste trabalho. Se conhece alguma história de mulher que tenha ajudado a construir o Brasil e que ainda não tenha sido catalogada pelo Projeto fale com a gente. Antes acesse nossa base de dados e verifique se o nome que você sugere já não consta.

REDEH - Rede de Desenvolvimento Humano
Rua Álvaro Alvim, 21 / 16º andar
200310-10 - Centro - Rio de Janeiro
Tel.: (5521) 2262-1704
Fax: (5521) 2262-6454

Coordenação Geral: Schuma Schumaher
Coordenação executiva: Érico Vital Brazil
Coordenação setoriais: Maria Clara Rodrigues Moraes; Rita Veiga Comitê Consultivo: Albertina de Oliveira Costa - Socióloga e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas - SP; Bruna Francheto - Antropóloga e Lingüista, Professora do Museu Nacional - RJ; Carlos Lessa - Doutor em Economia, decano do CCJE da UFRJ; Eliane Potiguara - Coordenadora do Grumim - Grupo Mulher Educação Indígena; Elizabeth Vargas - Socióloga, Coordenadora do Programa Universidade Solidária; Francisco Carlos Teixeira Silva - Historiador, Professor da UFRJ - RJ; Helena Teodoro - Historiadora, Professora da UFRJ - RJ; Hildete Pereira de Melo - Doutora em Economia, Professora da UFF e Consultora do IPEA; Ivete Sacramento - Professora de Letras e Reitora da Universidade do Estado da Bahia - BA; Luciano Figueiredo - Historiador e Professor da UFF, autor dos livros Avesso da História e Barrocas Famílias; Maria Bethânia de Mello Ávila - Socióloga e Coordenadora do SOS Corpo - PE; Maria Cristina Vignoli - Jornalista e pesquisadora do Centro de Documentação da Rede Globo - RJ; Maria Rita Kehl - Doutora em Psicanálise e escritora; Ronaldo Vainfas - Doutor em História, professor da Universidade Federal Fluminense - RJ; Solange Dacach - Socióloga e Coordenadora da REDEH; Sueli Carneiro - Filósofa e integrante do GELEDÊS- Instituto da Mulher Negra - SP; Thais Corral - Jornalista e Coordenadora do CEMINA.

REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.