Dailza Damas (1958 – )

  • Volume 2
  • Século: XX
  • Estado: PR
  • Etnia: Branca
  • Atividade: Nadadora

Descrição:

Nasceu em 1958 no Paraná. Considerada uma das maiores nadadoras de provas de longo percurso do mundo. Dailza é nadadora de travessias, ou seja, longas distâncias no mar. Aprendeu a nadar aos 28 anos em uma escola curitibana. Segunda mulher a atravessar o Canal da Mancha em 1997, atravessou o Canal da Califórnia, Estados Unidos. Para realizar essa façanha de atravessar o Canal da Califórnia o/a nadadoror/a experiente gasta em torno de 14 horas. Dailza é a primeira mulher sul-americana a fazer esta trajetória.
Explorarando os limites do corpo e sem medo para vencer obstáculos Dailza Damas tem um extenso curriculo de façanhas bem sucedidas: atravessou duas vezes o Canal da Mancha (entre Inglaterra e França), uma vez o estreito de Gilbratar (que separa a África da Europa), atravessou a Bacia de Santos (Laje de Santos até a ponta da Praia), local de muita correnteza, águas-vivas e tubarões. Também contornou a Ilha de Manhattan (USA); Ilha da Trindade (Costa do Estado do Espírito Santo); Atol das Rocas (Ilhas que pertencem ao Estado do Rio Grande do Norte); e ainda foi a única mulher a desafiar as Cataratas do Iguaçu (quedas de água do Rio Iguaçu – na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná). Em 2001 fez a travessia do lago Titicara na Bolívia, vencendo com braçadas e muita força de vontade a água gelada, em torno de 7 graus.
Dailza, no período de sua vida dedicado ao esporte vem convivendo com perigos como o forte frio, ventos, águas-vivas, tubarões e forte correnteza. É o tipo de atividade que envolve planejamento, preparo físico e psicológico, e isso ela tem de sobra.